O PTF 600 é um instrumento para teste de friabilidade e abrasão de seis cilindros. É fabricado em conformidade com as Farmacopeias USP <1216>, EP <2.9.7> e JP <14>. O instrumento apresenta uma descarga automatizada de amostra no final de um teste e a possibilidade de conectar uma balança analítica.
Um dos critérios de teste para resistência mecânica de comprimidos e núcleos de acordo com USP <1216>, EP <2.9.7>, JP <14> e outras farmacopeias é o teste de friabilidade e abrasão. Durante o processo de revestimento, transporte e embalagem do comprimido perderá uma certa quantidade de peso. Para medir essa perda de peso, as amostras são contadas e pesadas. Em seguida, o teste de friabilidade é realizado seguindo as monografias individuais da Farmacopeia relevante. Os comprimidos são tombados a cada volta do tambor do instrumento de teste de friabilidade por um defletor curvo que se estende do meio do tambor até a parede externa.
Limpe as amostras de qualquer poeira antes do teste. Pese as amostras e introduza-as em qualquer tambor do instrumento. Os tambores podem ser facilmente abertos para carregamento e limpeza. Como alternativa, é possível usar a abertura de descarga para carregar as amostras sem abrir o tambor. Selecione um método de teste e inicie a execução. O LCD com luz de fundo que muda de cor mostra o status e os resultados do teste.
Depois que o teste termina, a rotação do tambor para e as amostras são descarregadas em coletores de aço inoxidável separados com uma placa de base perfurada. Os coletores são montados em uma bandeja coletora de aço inoxidável. O eixo de suporte do tambor pode ser removido. As amostras devem ser inspecionadas quanto a comprimidos quebrados, retiradas a poeira e pesadas novamente. A diferença de peso antes e depois do teste é determinada como friabilidade; isso geralmente não deve exceder 1%.
O escopo de fornecimento padrão inclui os tambores de friabilidade (também conhecidos como “Roche”), mas os cilindros de abrasão estão disponíveis como opções. O tambor de friabilidade padrão faz com que as amostras rolem e caiam durante o teste, enquanto o tambor de abrasão coloca continuamente a amostra sob estresse por contato com lamelas.
Um silencioso motor de engrenagem CC gira os tambores a uma velocidade fixa de 25 rpm ou a uma velocidade selecionável (a configuração pode ser travada). O tambor real é feito de acrílico (Perspex) e é separado em duas partes, o corpo do tambor e uma tampa removível, que se abre para encher e limpar o tambor por dentro, quando necessário. O próprio instrumento é fabricado em aço inoxidável de alta qualidade que atende totalmente aos requisitos atuais de BPL. Um tambor de friabilidade com revestimento antiestático adicional está disponível como opção.
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